terça-feira, 20 de julho de 2010

Projeto Amora


Origem do Nome

O projeto recebe o nome de Amora numa relação simbólica entre as características deste "fruto", a transitividade inspirada pela palavra amora e o resultado que se pretende no processo pedagógico.
A amora é uma infrutescência formada por múltiplos frutos suculentos, derivados de uma reunião de flores diferentes que se desenvolveram próximas. Estes frutos são reunidos por um tecido também suculento, o que os transforma em uma estrutura única muito saborosa e, por isso mesmo, muito apreciada.
O projeto, por sua vez, pretende construir conhecimento a partir da inter-relação entre as múltiplas facetas das diferentes áreas do conhecimento, o que propicia a quem o constrói, uma visão ampla e interacional da realidade, também muito apreciada por integrar criativamente, afeto e cognição.

Objetivos
* Geral:
Constituir um campo de investigação pedagógica para a produção de conhecimentos e metodologias, por um processo de reestruturação curricular que incorpore as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

* Específicos:
- construir uma proposta curricular que considere as características sócio-culturais, interesses, necessidades e ritmos dos aprendizes;
- oportunizar situações que propiciem projetos partilhados e aprendizagem cooperativa;
- redefinir os papéis do professor nos processos de ensinar e aprender;
- criar novas formas de avaliação condizentes com as idéias epistemológicas de construção do conhecimento que norteiam o projeto;
- estimular e oportunizar a formação de outros grupos interdisciplinares de estudo e investigação, na escola e em comunidades parceiras do projeto;
- trocar, analisar e avaliar experiências bem como componentes teóricos envolvidos no Projeto, com outros grupos;
- produzir repositórios na Internet, para divulgação e compartilhamento das ações com diferentes grupos e instituições interessados na troca de experiências e no desenvolvimento conjunto de projetos.
Participantes do Projeto

* O grupo de alunos
Fazem parte do Projeto Amora 70 alunos do Colégio de Aplicação, distribuídos em 2 turmas equivalentes às 5ª e 6ª séries (ou 6o e 7o anos) do Ensino Fundamental. Suas idades variam entre 10 e 12 anos.
* O Grupo de Pesquisa
A equipe, no período indicado, envolve um grupo de professores do CAp e eventuais estagiários e visitantes, com formação nos seguintes campos do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes Visuais, Música, Teatro, História, Geografia, Educação Física, Inglês, Espanhol e Psicologia.
Sob esta perspectiva, há diferentes posicionamentos, pois cada elemento do grupo percebe o trabalho de acordo com sua ótica pessoal, alicerçada em suas experiências pedagógicas, suas vivências e bagagem teórica. Opiniões divergentes são importantes, pois enriquecem as discussões e proporcionam avanço nas questões teórico-práticas, quando se fortalecem idéias através da argumentação e busca de soluções. Dentro desta perspectiva o projeto buscará parcerias com outros institutos e universidade, professores oriundos de escolas de Ensino Fundamental e Médio e participantes do Programa de Educação Continuada oferecido pela Escola.
No âmbito do Colégio de Aplicação da UFRGS o Projeto Amora é um projeto institucional com atividades desenvolvidas em coordenação com as Comissões permanentes da Unidade (Ensino, Pesquisa e Extensão). No âmbito da pesquisa, a Coordenação do Projeto Amora está vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d.CAp) – grupo de pesquisa do CAp/UFRGS credenciado no CNPq. Além disso, o Projeto Amora mantém parceria com o Instituto Ayrton Senna, através do Programa Sua Escola a 2000 Por Hora; com o Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS, coordenado pela Profª Léa Fagundes e com o Instituto de Matemática da UFRGS, através do Prof. Marcus Basso.

Metas

Já em seu 13o ano de funcionamento, o grupo de pesquisadores do Projeto Amora sofre modificações anuais em virtude da alocação de professores das diferentes áreas de conhecimento para atuação na etapa de escolaridade correspondente à 5a e 6a séries (6o e 7o anos) do Ensino Fundamental. As decisões institucionais, todavia, têm sido tomadas no sentido de manter no grupo pesquisadores com mais experiência e com mais tempo de atuação nas atividades desenvolvidas pelo Projeto. Além disso, uma vez em andamento, a proposta possui rotinas e procedimentos já consolidados quanto à sua estrutura. Assim, tomou-se a decisão de que, em períodos anuais, serão articuladas propostas de investigação que façam frente às necessidades constatadas nos planejamentos e avaliações feitos pela equipe de pesquisadores. Para o período 2009/2010, sem prejuízo de outras metas que possam vir a ser traçadas por deliberação do grupo, são apontadas as seguintes metas:
· produzir um modelo de intervenção online para os projetos de investigação no âmbito da segunda fase do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) do Governo Federal a partir do qual o CAp/UFRGS receberá 500 laptops educacionais;
· construir um modelo de avaliação no âmbito do Projeto Amora que integre a produção de mapas conceituais aos outros tipos de registros já utilizados (textos escritos, páginas da internet, produções musicais e em artes visuais, produções corporais etc) que possa ser consolidado na composição dos pareceres descritivos que são entregues às famílias trimestralmente;
· traçar intervenções e avaliar sua eficácia quanto à qualificação das produções escritas em língua materna dos alunos dessa faixa etária a partir da elaboração de critérios obtidos dos instrumentos de avaliação do Governo Federal (Prova Brasil);
· investigar quais os conceitos de poema e de poesia entre alunos de 9 a 13 anos com a finalidade de desenvolver estratégias de leitura e escritura de poemas em sala de aula;

Faz parte do planejamento do grupo de pesquisadores a produção de ao menos um artigo científico para cada uma das metas traçadas. Em termos de divulgação, os resultados de tais investigações serão disponibilizados ao público em geral no site do Projeto Amora: http://amora.cap.ufrgs.br.

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