segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aprendiz...


Como eu sou como professor e aprendiz?

Eu sou uma professora que estou num permanente processo de aprender a aprender.
Procuro ouvir os alunos e levar conhecimentos, através dos seus conceitos prévios. Ensinar e aprender são desafios que enfrentamos na nossa jornada pedagógica.
Promover o desenvolvimento intelectual do aluno , depende da motivação que o professor irá proporcionar em sala de aula e no laboratório de informática.
A tecnologia nos força a fazer coisas novas, a ser um professor pesquisador, onde através da pesquisa e da prática, o papel do professor passará a ser orientador/ mediador.
Ensinar a partir do que aprendemos. Este recurso novo da educação é um estímulo para os alunos.
Eu sou uma aprendiz, quando absorvo e reproduzo todas as informações que recebo e que irão produzir conhecimentos próprios, pesquisa, mudança de comportamento,...
Professores maduros intelectualmente e emocionalmente, curiosas, entusiasmadas,ousadas, abertas e que saibam motivar e dialogar e alunos curiosos e motivados, facilitam o processo de aprendizagem e estimulam as melhores qualidades do professor, tornando-se parceiros na caminhada pedagógica professor/educador.
O interesse e a curiosidade dos alunos pela tecnologia, favorecem o sucesso das atividades informatizadas. O professor portanto, organizando atividades interessantes, permite a exploração e a sistematização de conhecimentos compatíveis ao nível de desenvolvimento intelectual.
O papel do professor é de facilitador e gestor de processos de aprendizagem, não se restringindo a mera instrução. Professor e aluno partilham conhecimentos, através de discussões e informações obtidas.
Pretendo crescer, desenvolver e me tornar um professor informatizado, procurando ser criativa, articuladora e principalmente parceira de meus alunos no processo ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário