segunda-feira, 25 de abril de 2011

ATIVIDADE 8 - PROJETO DO C.E. CONSTANTINO FERNANDES


PROJETO – C.E.CONSTANTINO FERNANDES

Nome do Projeto: Amor sem limite

Coordenador do Projeto : Fernando César Vasconcelos

Objetivo do Projeto:

Proporcionar ao educando um espaço de aprendizagem e prazer, onde será enraizado na trama das relações humanas o controle e a tolerância às diversidades de pensamentos, crenças e valores existentes na sociedade.

Justificativa do Projeto:

O tema Amor sem Limite, foi definido após a divulgação através da mídia de fatos ocorridos em diferentes escolas, onde jovens estão se agredindo e até matando colegas, professores, pessoas nas ruas ou em qualquer evento onde haja um número considerável de pessoas, que desconhecem a palavra Amor em sua essência.

A informação sobre valores vivenciados na comunidade, preservando o amor, a vida e o bom relacionamento entre as pessoas, estará conseqüentemente minimizando os atos de violência seja ela em casa, na escola ou na rua. Nossa maior preocupação reside na construção de seres humanos mais solidários, fraternos e justos, pois antes de pensarmos na formação do profissional é preciso formarmos pessoas íntegras, éticas e leais. É nosso dever cumprir a principal função da Escola, que é o desenvolvimento da cidadania para o despertar do seu papel na sociedade.

Intencionamos estabelecer a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos de forma simples e viável, envolvendo aluno e professor num ambiente de interação de habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores.

Indicadores:

Tomamos como base os indicadores da avaliação interna (Ata de Resultados Finais) que indicam um índice preocupante de reprovação no ano de 2007 e uma possível manutenção deste índice no ano de 2008, gerado através do programa de diagnóstico do SGE da escola, nas turmas do 1º ano de escolaridade do Ensino Médio de 26% de reprovação na turma 1001, 55% de reprovação na turma 1003 no 2º ano de escolaridade um índice de 25% de reprovação na turma 2001. Entendemos que se trata de uma situação emergencial para a execução do projeto. Esta realidade somada ao fato de ser esta uma escola prioritária, reforça o nosso desejo de melhorar a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos e com isso melhorar o desempenho destes para a vida.

Público-Alvo:

Alunos do 9º ano Ensino Médio

Referências Bibliográficas:

Jornais Locais e Nacionais ( O Globo, Folha da Manhã, etc.);
Revista Veja;
Revista Nova Escola;
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo, Paz e Terra, 1991;
FREIRE, Paulo. Pedagogia e Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1991;
Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental- MEC
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio – MEC

Caracterização do Projeto

O Colégio Estadual Constantino Fernandes está localizado, no bairro Jockey Club, que surgiu em função do Hipódromo Lineu de Paula Machado, para atender filhos de desportistas do hipismo que vieram se instalar nesse bairro, na cidade de Campos dos Goytacazes. Atende também a alunos oriundos de escolas particulares e municipais existente na comunidade. Dispõe de salas amplas, auditório, sala da direção e uma quadra esportiva que é utilizada pela comunidade para eventos sociais e religiosos, quando solicitada.

Situações que podem facilitar o Projeto:

A rapidez no repasse da verba;
A aquisição do material necessário;
O envolvimento de toda comunidade escolar.

Situações que podem ser barreiras para o Projeto:

A falta de verba para aquisição de material pedagógico e excursões culturais;
O descomprometimento dos professores com a execução do projeto.

Estratégias de desenvolvimento:

Apresentação de textos que estejam inseridos no contexto do projeto;
Utilização de dinâmicas de grupo, favorecendo o aumento do índice de amizade entre os colegas;
Tornar a escola um lugar prazeroso, onde os educandos possam manter além de conhecimento, criar relações de amizade. Trabalhando com gincana cultural, onde estejam inseridas terefas como danças, poesias, sobre o tema PAZ, coleta de material higiene para doação ao Asilo do Carmo; festival de vídeos, danças, coreografias, teatro, filmes e excursões culturais. Pró-labore, mesa redonda com Psicólogo, Assistente Social, Pedagoga, Delegado de Polícia, Juiz de Menor.

Café Literário, montagem de mesas, lanches e decoração por turma. Figurino para a apresentação de teatro e cenário.

Ida ao cinema para assistir ao Filme Meu Nome Não é Jhony ( ou outro que esteja em cartaz no período de execução do projeto que esteja relacionado com o tema violência ou drogas e a violência por ela provocada, que será feita a discussão em sala de aula pelo professor de História e o relatório do filme, que será cobrado como atividade pelo professor de Português.

Montagem de vídeos onde ocorram cenas de violência em diferentes setores da sociedade (família, escola, esporte, etc.) utilizando entrevistas reais ou fictícias, e com um fechamento pessoal.

Detalhamento das ações:

Data Inicial: março de 2009
Nível de Ensino: 9º Ano e Ensino Médio
Área de Conhecimento: Ciências Sociais

Detalhamento:

Divulgação e apresentação do projeto para a comunidade escolar:
Aquisição de material pedagógico;
Verba para visitar pontos turísticos;
Visita ao Asilo do Carmo;
Verba para compra de ingresso a cinema;
Aquisição de troféu e brindes para as equipes vencedoras em gincanas e Festival de Vídeos e brinde aos convidados.

Indicador Atual (em relação à ação):

Fazer com que toda comunidade escolar participe do Projeto de forma harmoniosa;
Obter o entusiasmo de todos os professores;
Obter a participação de todos os alunos.

Metas:

Alcançar a participação de 70% da equipe escolar;
Reduzir em, pelo menos, 5% os índices de reprovação em todas as disciplinas;
Colaborar para a construção de pessoas mais fraternas e justas.

Avaliação:

O projeto será avaliado através de relatórios e questionários produzidos depois de cada atividade por alunos e professores envolvidos.

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